VAMOS CONSTRUIR ALTAR DE TERRA?

Um altar de terra me farás, 
e sobre ele sacrificarás os teus holocaustos 
as tuas ofertas pacificas, 
as tuas ovelhas e os teus bois. 
Em todo o lugar eu fizer 
celebrar a memória do meu nome, 
virei a ti, e te abençoarei.
Se me levantares um altar de pedras, 
não o farás de pedras lavradas, 
pois se sobre ele manejares ferramentas, 
profaná-lo-as. 
(Êxodo 20: 24-25)


Não há necessidade de altar, hoje, com o mesmo sentido do Velho Testamento, porque o nosso coração é o altar, onde guardamos Deus bem escondidinho e o adoramos sempre que lembramos.
Mas nos tempos antigos, o altar era muito importante para o adorador.

Creio eu que, a preocupação de Deus era que o homem adorasse o altar. 
Arrumasse tanto, passasse horas e horas lavrando a pedra e até O esquecesse.

O altar de areia, de terra,  facilitava a mobilidade, onde o homem chegasse, rápido, construía o altar.
O simbolismo tem a sua utilidade, porque o homem tem duas naturezas a material e a espiritual, a parte espiritual, as vezes somente é entendida quando ligamos a matéria ao seu conceito.

Nos preocupamos tanto, as vezes, em fazer do templo um lugar apropriado para as nossas necessidades, que até esquecemos do objeto da adoração, que é o Senhor.

Eu disse objeto, materializei o Senhor.
Onde eu chegar, separarei um lugar onde eu e o meu Senhor vamos nos encontrar.
Mas quando for embora destruirei aquele altar e farei outro em outro lugar.

A vida espiritual é complexa de entender, porém é fácil viver quando nos desapegamos a matéria.

Construamos altar de terra, é fácil destruir e de conduzir. 
Também, não nos apegaremos a ele.

Comentários

Postagens mais visitadas