PROFESSOR, EDUCADOR , MESTRE?



Eis a minha teoria sobre cada um desses personagens:

O Professor, o profissional que é pago para ensinar, conhece bem o conteúdo da matéria, faz muito bem os planos das aulas, usa metodologia de ensino variada, não é um cuspe e giz.
O Educador, é aquele que tem na alma o amor pelo ensino, usa as técnicas de ensino de um professor, faz direitinho as pagelas ou diários de classe, cuida bem do conteúdo da matéria, mas tem consciência de que ele não é o melhor e nem o pior da classe é apenas mais um no contexto educacional, porém com algo especial, o amor pela profissão.

O Mestre, tem todas as qualidades de um professor e de um educador, mas é aquele que tem um elemento a mais, o exemplo. 
É aquele que Professa, Ensina, e vive tudo que professou e ensinou.
As vezes nos enganamos, quando pensamos que o Mestre é aquele que sabe mais, tem muitos diplomas, muitos títulos, fala bem, dá um belo discurso na sala de aula e dá zero pra todo  mundo, chamando-os neófitos. 
Confunde soberba de conteúdo, com sabedoria, intelectualidade e boa formação.

Alguns dos meus colegas me olhavam como uma professorinha de artes e de outras matérias, criadas não sei nem para quê. 
Muitos não me cumprimentavam, afinal de contas eu não sabia física, química, matemática, e não conhecia bem as regras da língua portuguesa, estas matérias faziam parte da elite da educação.

Eu, Gerusa Guedes, me considerava Mestre, na arte de educar.
Mestre é aquele que vem bem preparado, entra na sua sala de aula com muita vontade de ensinar e dar o exemplo.




Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas