ONDE ESTÁ O SEU IRMÃO?

Então o Senhor perguntou a Caim: 
"Onde está seu irmão Abel?"
Respondeu ele: 
"Não sei; sou eu o responsável por meu irmão?"
(Gênesis 4:9)



No Édem Caim e Abel brincavam juntos, eles eram irmãos, quem imaginaria que Caim tivesse ciume de Abel? 
Abel ofereceu a oferta e Deus se agradou, Caim ofereceu a oferta e Deus rejeitou. 
E Caim demonstrou o ódio que tinha do seu irmão o matando. 

Quando Deus pergunta para Caim: 
Onde está o seu irmão? 
Caim responde: 
Porventura eu sou o guardador do meu irmão?

Ele sabia onde o irmão estava e Deus sabia também, mas Deus queria que ele dissesse onde colocou o irmão depois de morto.

Deus reponde: 
O sangue do teu irmão clama por ti.
Deu-se então o primeiro homicídio, Caim matou o seu irmão.
Antes de Caim fazer o homicídio o seu irmão já estava morto para ele, não havia amor e nem compaixão no coração de Caim. 
O motivo foi fútil e banal. 

O coração de Caim estava cheio de ódio do seu irmão.
Estamos distante do Édem tanto na geografia como no tempo, mas os crimes feitos pelo homem com o mesmo requinte de crueldade e até pior alastra-se. 

Todos os dia lemos, ouvimos e vemos crimes e crimes contra o irmão, contra o fraterno e a reposta ainda é a mesma. 
Eu não sou responsável pelo meu irmão.

Hoje, quantos irmãos de sangue, de fé, os fraternos, estão por aí sendo descriminado, abandonados, odiados ou mesmo num cantinho esquecido por mim e por você?

Onde está o meu irmão? 
Eu sei?
Onde está o seu irmão? 
Você sabe?

Precisamos saber e ir buscar para nos reconciliar com ele, precisamos conhecê-lo para melhor poder compreendê-lo.
Não façamos como Caim depois de matar o nosso irmão por abandono, falsidades e mentiras e Deus de repente perguntar: 

Onde está o teu irmão? 
Venhamos a responder: 
Eu não sou guardador do meu irmão.

Comentários

Postagens mais visitadas