MULHER GUERREIRA DONA SECUNDINA!


Secundina Monteiro Guedes é o seu nome, branca que era zulada, por conta do sol está queimada, tem uma escoliose bem acentuada, não cuidou e hoje é toda tortinha, cada dia diminui mais.

Pense numa mulher guerreira e vaidosa, pensa que ela tem vergonha do seu corpo? Não!
Usa produtos da natura para o rosto e o corpo, somente usa coisa boa de marca se veste como uma princesa...

Lembro tanto da minha infância, assim como Bianca eu via tudo, tinha olho de raio x.
Eu tinha certeza que aquela relação não podia dar certo. E nos meus escritos dizia; Preferia vê-los separados cada um pro seu lado, mas feliz...

Ela inteligente comunicativa, amava viver, livre, leve e solta...
Ele o oposto, anoitecia e amanhecia pensando que ela era capaz de o trair, calado e muito cheio de malícia...

Trabalhava a noite e chegava as vezes pela madrugada, quando um navio encostava para descarregar, ele chamava a pobre na porta da frente e corria para porta de trás para pegar o possível amante dela, dizia que tinha certeza absoluta que os filhos eram dela, mas dele, ele não tinha essa certeza.

Meu velho Zé sofria de esquizofrenia e nós mulheres penávamos na unha dele.
Minha pobre mãe nem tinha dom para ser mulher da vida, como diziam na época e nem tempo pra isso.
Cinco filhos escadinha, cozinhava, lavava, passava a casa brilhava de tão limpa, os filhos cheiravam, administrava dinheiro pouco e não devia a ninguém.

Passava o dia nos ensinando pelo exemplo e pelos provérbios, Queria nos dá uma educação Europeia, o pai era português e ela era seu fã.
Tinha 17 anos quando teve minha irmã mais velha e 18 quando eu nasci.

São ao todo 85 anos de sofrimento, mas a velha é dura na queda enverga mas não quebra.
Eu tenho um livro escrito, José Sossegado e suas Marias onde eu conto essa história, a relação do velho com as filhas e a mãe, traço o perfil nosso poeticamente...

DONA DINA,  
VALEU!  
VÁ SIM BORA  PRO 
100 ANOS MULHER, 
VOCÊ MERECE!






Comentários

Postagens mais visitadas