A PRESENÇA DE DEUS NA LIDERANÇA




Então Moisés lhe disse:

Se a tua presença não for conosco, não nos faça subir a este lugar. (Êxodo 33:15)

Quando Deus convocou Moisés para liderar os Hebreus, disse: 

  • Eu serei contigo.
  • Eu irei contigo onde fores.
  • Terás sempre a Minha companhia. 
Moisés ficou com medo de encarar a responsabilidade guiar o povo para uma terra prometida.

Relutou mas, resolveu aceitar e  transformou-se num líder ousado, argumentava com Deus. 
Moisés sem a companhia de Deus não era nada, Deus sem Moisés não cumpria os seus propósitos. 
O povo rebelde de coração duro e vamos caminhar. 

Disse Deus: 
-Sabe Moisés vocês vão para a terra que mana leite e mel, mas, Eu não vou com o povo ele tem o coração duro e Eu posso destruí-lo. Moisés, o grande líder diz para Deus:
-Tu me mandas guiar esse povo e dizes que não vais comigo? 
  Disse Deus a Moisés:
-Eu vou contigo e te darei descanso. 
Moisés respondeu:
-Se não fores CONOSCO não nos faça subir a este lugar.

Povo de dura cerviz, 'maria vai com as outras', não define o seu caráter, cai sempre para o lado que lhe agradam os olhos, o ouvido, o coração e a razão fica a ver navios.
Porém Moisés o amou. 
Deus e Moisés eram amigos íntimos. 
Moisés tinha uma lideranças firme, prática e em nome do povo enfrentava o seu Deus.

-Eu sei que esse povo dá um trabalho, é rebelde, desobediente, injusto e eu Moisés sou obediente e tenho a Tua companhia, se abandonares esse povo que também é o teu o povo não me envies a lugar nenhum. 

Isso é liderança meu povo, não é o toque de um berrante. 
Moisés poderia ter dito:
-Deus mandou lhe a visar que nós dois vamos sozinhos e quem quiser que se cuide. 
Moisés tomou as dores do povo porque ele também era 'povo'.

Comentários

Postagens mais visitadas