OBRIGADA SENHOR POR MAIS UM ANO DE VIDA.

Eu nasci com as manias do papai, gostar de escrever no papel, as coisas que acontecem de importante no dia a dia.
Quando nascia uma criança, na pequena praia de Acaú, o papai registrava o nome, a hora do nascimento e
o nome dos seus pais.
  • No caderninho estava assim: 
  • Nasceu Jerusa Guedes dos Santos, cor branca, olhos azuis, hoje  12 de agosto de l948 as seis horas da tarde.

Esse é o meu verdadeiro registro de nascimento.
Anos depois eu tive a oportunidade de pegar o meu registro social, onde dizia assim: 
  • Gerusa Guedes dos Santos, nascida em 18 de agosto, de l948 cor parda e olhos claros.

Era tão interessante a minha pequena Acaú, nos anos quarenta.
O meu pai disse que era assim: 
Juntavam-se várias crianças para serem registrada.  
Um dia uma pessoa ia ao cartório, que ficava em Pitimbú e registrava a cambada toda de uma vez. 
Era menino com data errada, cor errada. 
A mana Juçara também foi vítima, o seu nome foi registrado como: Juçara dos Santos Guedes.
Esses são pequenos detalhes, que fazem grande diferença.


  ACRÓSTICO


Gerusa, era Jerusa que o meu pai queria.
Essa tinha olhos azuis e cor branca,
Recebeu de Deus uma família muito bonita
Uma Jerusa diferente, não tinha cor parda
Sábia natureza, um pai grava no papel, a certeza.
Amor é o seu nome, talvez porque dele precisasse.

Gerusa, com G quando o papai viu não gostou
Uma pessoa diferente? Disse ele, descontente.
E não tem mais jeito vai ficar assim, minha gente
Disse o velho, paciente, será minha filha sempre.
É, o papai tinha rasão, Gerusa ou Jerusa, não soa diferente
Sabe meu povo? 12, 18, J ou G. Eu sou feliz do mesmo jeito.

Comentários

Postagens mais visitadas