O QUE FAZER COM A LIBERDADE?

 Todos os dias temos desafios, basta acordar abrir os olhos e contemplar o sol, essa grande estrela que ilumina o dia. A nossa primeira pergunta o que eu vou comer no café da manhã, no almoço e no jantar. Que roupa vou vestir para sair, dependerá para onde vou, se vou a praia roupa de banho, se vou trabalhar roupa comportada, se vou a  igreja roupa de respeito, se vou passear roupa esporte, se vou a festa vou de esporte fino, se for a uma grande festa roupa fina e até finíssima. Tudo na vida depende de uma boa ou má escolha.

A liberdade também é uma escolha e vai depender dos valores que eu cultivo, dependerá da formação que tive na família e na comunidade onde vivo. Gosto de falar de dona Dina, minha mãe, entre a escolha de uma praiazinha esquecida, de pescadores, ela escolheu os valores que aprendeu com o seu  pai. Segundo minha mãe, a sua mãe Maxímina, passava o dia  sentada  com um cachimbo na boca. O seu pai dizia não mande meus filhos acender seu cachimbo. Em quanto o velho Cazuza Miguel tinha terra, cafezal, fruteiras e gados, ensinava aos filhos os seus saberes.

O que fazer com a liberdade? Comecemos pensando como eu gostaria de ser tratado?  Com respeito, com carinho, com amor, com compreensão, com desvelo. Assim eu escolho tratar  o meu semelhante, Gosto muito da poesia de Francisco de Assis; - É dando que se recebe, perdoando que se é perdoado e é morrendo que se vive para vida eterna... Ser livre é uma escolha e toda escolha tem um preço, o preço da escolha é o meu limite em relação ao meu semelhante. Se há limite não há total liberdade, sou livre para fazer meus projetos, para executá-los, sou livre para adorar ao deus que quiser, sou livre para cantar e louvar, bater tambor e gritar. Mas sou preso ao fazê-lo de tal forma que prejudique  ao meu Semelhante.  Há algumas igrejas hoje que é uma vergonha, as pessoas recebem sua entidade e põe um aparelho de som  tão alto que os vizinhos não  tem mais direito a assistir tv, conversar com a família ou descansar a sua mente. Quando reclamamos tem a coragem de dizer- Os incomodados que se mudem. Cadê o respeito pelo direito de seu semelhante? Isso é estupidez e ignorância. 

Tínhamos uma congregação em Manaus que ficava próximo de uma igreja, nós não tínhamos mais direito de fazer os cultos, porque o som deles era tão alto que incomodava a todos os vizinhos. Fui conversar com o lider, ele me respondeu-Não somos culpados de ser uma igreja grande, perto de um grupo com quatro gatos pingados.Eu lhe respondi-Os perdidos são como areia no mar, aporta do inferno é larga entra horrores de gente, mas a porta do céu é estreita, entra poucas pessoas, porque são escolhidas, não se auto-escolheram. Ai Gerusa Guedes é grossa? Não, eu luto pelo direito de ser livre, lute pelo seu, mas respeite o seu semelhante. Bom dia com sabedoria.

Comentários

Postagens mais visitadas