SAUDADES DA MINHA PÁTRIA



Sentado em solo estranho, 
choro com saudades da minha pátria.
Penduro a minha sanfona, 
meu triângulo, meu pandeiro e penso.
Essa gente me pede para cantar 
a canção do meu povo. 
Cantar!
Como posso cantar, 
tocar, dançar na terra alheia? 
Dói o coração.
Que nunca mais eu possa cantar 
sem me lembrar de você, pátria.
Deus eterno, lembra dos estrangeiros 
que tomaram nossa terra!
Para ela, trouxeram os presos, 
os pecadores, as mulheres adúlteras.
Do meu país levaram, 
o pau brasil que era uma planta maravilhosa,
A cana de açúcar, 
o café, o ouro, diamantes, pedras preciosas.
Escravizaram os nossos irmãos pardos, 
os negros que chegaram.
Tenho saudades da minha pátria, 
do meu povo, do meu idioma,
Do meu chão, da minha cultura, 
tenho saudades da minha nação.

AOS MEUS PATRÍCIOS, 
QUE MORAM FORA DO PAÍS.

Comentários

Postagens mais visitadas