SINDROME DO ESGOTAMENTO FÍSICO - SINDROME DE BURNOUT
Síndrome de Burnout- Do- inglês, to burn out, também chamada de síndrome do esgotamento profissional, foi denominada assim pelo psicanalista, novaiorquino, Freudenberger... Nas escolas deveriam ter para o segundo grau do ensino médio, Educação para o Trabalho onde seria apresentada várias profissões, assim evitaria que o aluno entrasse para faculdade e depois saísse do curso pois nada tem a ver com a sua necessidade emocional. Trabalhar somente por dinheiro é muito estressante. DINHEIRO É BOM, MAS É UMA MATÉRIA QUE NÃO PREENCHE A VIDA EMOCIONAL. As tensões do trabalho a exigência da empresa, gestores desumanos, partidarismo funcional,'' quem ultrapassa a meta é o melhor,'' isso acarreta um clima de tensão emocional e até falta de respeito ao limite do outro. O profissional fica sem motivos para trabalhar, o dinheiro é pouco, o trabalho é muito, a falta de humanidade vai acima do limite humano. As doenças aparcem- enxaquecas, insônia, úlceras no duodeno e no estômago, palpitações, hipertensão, suspensão do sículo menstrual e cólica insuportável, isolamento, mudança de humor, distanciamento afetivo, falta de relaxamento e solidão. O profissional vai ao limite do seu sofrimento.
FÉ E AUTOESTIMA- A fé cura porque o corpo e a mente entram em sintonia, nós somos corpo, alma e espírito, esses três tem que estar bem sintonizado ou há desequilíbrio no corpo inteiro. Exemplo uma casa tem a base, a parede de sustentação e teto, cumieira como chamamos aqui no nordeste. Se a base não for solidificada toda casa está em perigo de cair. Tem que haver harmonia na sustentação de um prédio, material bom, boa base, paredes segura e tetos firmes. A FÉ CRISTÃ TEM 2000 ANOS, MAS, ANTES, DEUS SEMPRE FOI A BASE DA VDA HUMANA. Quando vamos estudar a formação da sociedade humana a fé aparece como equilíbrio para a vida.
A MENTE HUMANO E O EQUILÍBRIO EMOCIONAL- Etimologicamente o termo vem do latim, méntem, que significa pensar, conhecer, entender. Os gregos a usava como razão, intuição, pensamento. Por que a mente crer em seres especiais? Porque o homem é um ser especial o maior de toda natureza. FREUD- EGO, SUPEREGO, ID. O ego significa o EU, humano, ele é quem defende a personalidade. Procura harmonizar nossos desejos com nossa realidade. Superego- Parte moral da mente humana representa os valores da sociedade- temos valores positivos e negativos. É a nossa defesa. O Id- impulsos, desejos do inconsciente, são pulsões instintivas. O ser humano tem três parte, espírito, mente e corpo. A nossa mente interage com o espírito e o corpo nas doenças psicossomáticas como- gastrite, dor no corpo, também pode ter origem emocional. Para manter o corpo e a mente sãos devemos evitar- droga, alcool, jogos de azar, prudência no ouvir e falar, não viver de ofensas e ter sempre um grupo que satisfaça o corpo e a mente.
Observação- A base do conteúdo foi do livro- A psicologia salvando vidas, de Dr. Marcelo Eurico da Rocha, psicólogo clínico. Editora NEPA .
Comentários
Postar um comentário