CRISTIANISMO E ESPIRITISMO...
É possível viverem juntos e felizes independente do credo religioso, quando há amor e respeito.
Martinha era espírita ela tinha um altar na parede da sala, tinham todos os santos enfeitados com fitas de todas as cores e velas acesas.
Ela borrifava a casa toda sexta feira com alfazema cantava suas ladainhas.
Nunca critiquei e muito menos me senti menos crente por conta daquela religiosidade, a casa era dela ela tinha todo direito de professar a sua fé.
Desenvolvemos um grande amor de mãe e filha isso me deu a liberdade de procurar entender a sua religiosidade e foi uma experiência linda apesar de passar por mais um sofrimento.
Procurei entender as pessoas que ela era devota quais os seus atributos, depois o por que das velas acesas para eles e depois o incenso muito cheiroso em toda parte da casa...
Ela foi me explicando tudo direitinho e nós fomos conversando...
Acendo as velas para os "espiltos" de luz ela disse...
Se eles são de luz, tem luz própria não precisam de velas acesas... quando as velas apagam eles ficam no escuro? Sabe que eu nuca pensei nisso fia.E o incenso é para quê?
Pra purificar a casa dos mal espiltos afastar eles pra bem longe.E por que os espíritos de luz não protegem a casa? Sabe que eu nem sei fia...
Entendi que Martinha não entendia o porque de sua fé apenas praticava.
Aproveitei para lhe falar do amor de Deus que excede a todas essas crenças, e que as nossas orações com bastante fé eram suficiente, Jesus nos libertou dessas práticas e se fez nosso sacerdote, podemos orar em nome de Jesus e tudo estava bacana, Jesus nos libertou nós somos livres, temos acesso a Deus através dele e pronto.
Um belo dia eu vinha da escola e vi que Martinha estava se desfazendo das imagens e de tudo que praticava.O marido ficou furioso e sem querer eu criei um rebu.
Sofri bastante mas a minha nega velha, linda, com uma alma do tamanho do mundo e um coração cheio de amor para todos morreu livre daquelas responsabilidades acender as velas, borrifar a casa com alfazema e outras práticas.
Minha nega velha morreu em paz e iluminada com espírito de Deus.
DEIXOU MUITAS SAUDADES
PARA O POVO DE MORENO,
SEUS FAMILIARES,
AMIGOS E ESSA FIA BRANCA
QUE ELA TANTO AMAVA.
Comentários
Postar um comentário