MUSICOTERAPIA E CULTURA

 Cultura e identidade cultural,  segundo Byington, é e evidente que ele se refere a cultura ocidental, principalmente aos países de terceiro mundo,  descoberto por filhos reprimidos dos patriarcas europeus, antes bi cultural e hoje policultural. A música é das artes  dos elementos da cultura. É um elemento temporal acontece no tempo. Acompanha o homem através dos tempos uma relação dialética entre homem e mundo. Segundo Benenzan  é um estimulo sonoro compatível com a  identidade musical do paciente. Para entrar no ser se reporta para seu mundo, via principal de acesso  a intimidade do ser em si. Na medida que eu compartilho com o outro  o meu momento de fazer música,  tenho condições de interagir. A valorização da própria cultura, ou culturação,  Etnocentrismo  individual, a minha etnia acima das outras. o psicofiziológico  que é o produto da cultura criativa do ser humano.

OBSERVAÇÃO- Eu escritora Gerusa Guedes, musicista,  fiz um resumo do primeiro caderno do livro,  a minha área foi canto e regência congregacional e coral. Não sou instrumentista, apenas toco um instrumento harmônico.

Fiz algumas citações diretas, porem a maioria eu fiz minha interpretação. 

Barcelos, Lia Rejane Mendes, musicas a Tebera-peutic ou music therapi- Nova Yorque 1982.

Amanhã entrarei no segundo caderno. 

Comentários

Postagens mais visitadas