MOVIMENTO MUSICAL- LIA REJANE MENDES BARCELO, CADERNO 02

Interações e intervenções  no movimento em musicoterapia.  Mover, se deslocar, em direção ao paciente,  estimular, provocar,  perturbar, induzir, , abalar e comover...Para efeito didático numa sessão de musicoterapia pode existir quatro movimentos. estimular quando for necessário. Ouvir quando o paciente se expressar, interagir se preciso for,  intervir se for possível. A comunicação com o paciente é a condição ' sine-qua-nom'  da visão humana não somente verbal, mas todo complexo sonoro do comportamento; Tonais, posturais,  contextuais,  que podem juntos,  condicionar o significado, o significado pode vir isoladamente na comunicação digital e análoga.

O psiquiatra- Wolfgang Strobel,  publicou em 1985  um artigo intitulado esquizofrênico por temer as palavras, falar as vezes compromete, por isso nega a comunicação digital ou verbal. esse método foi usado com autista, a comunicação harmônica,  sons, rítmos  e melodias,  podem ser simétrica ou assimétrica. Pode levar o paciente em direção da dor ou do amor.

Interação verbal, rítmo e harmonia,  harmonia rítmica musical e corporal.  nessas experiências fomos  até a três sistema,  visual, corporal e auditiva. Intervenção musical -Suzana Mordkowsky, o rítmo acompanha, tanto o ritmo complementar quanto o latente. Trecho musical  que esteja emergido no paciente e ele se expressa o que estava querendo mostrar. A melódica foi classifica pelo tema. Intervenção harmônica,  através da harmonia, acordes, musica para corais,  na super posição dos acordes musicais- Instrumental- corporal. Interação para verbais- som,  tom, intensidade- ritmo, fraco  e forte,  reflexos rítmicos sonoros. Intervenção corporal,  instrumento musical, percutido ou harmônico, homem o corpo e a voz.

O ser é um todo portanto temos; Fizioterapia, Terapia ocupacional, Fonoaudiologia, psicoterapia...O som pode fazer um ser voltar as suas origens. Não podemos desligar a psicologia desse contexto- corpo-psique- alma, logia -palavras-saber. A intimidade do homem  com o universo  sonoro  jamais será desvendado é algo intrínseco-dentro do ser.  O paciente nessa terapia pode  se readaptar,  interagir com o mundo real,  com suas limitações. Suas potencialidade podem ser despertadas em plenitude.

Observação, como vimos o segundo caderno serve para musicistas ou pessoas sensíveis a sonoridade.  A bibliografia é muito extensa portanto quem quiser o livro ou os dois cadernos pode procurar nas editoras.  Gerusa  Guedes -escritora

Comentários

Postagens mais visitadas