PENSANDO COMO EDUCADORA.
Lecionei várias matérias, entre elas estava a Organização Social e Política e Moral e cívica, matérias que foram retiradas do currículo escolar por não serem valorizadas pelos formadores de opinião, que aliás somente tem dado fora, e a educação está isso aí...
Ouvi certa vez de uma mãe ou de várias mães,que essas matérias eram um atraso na educação porque limitava as crianças, elas deveriam ser livres para pensar e agir, como se uma criança tivesse capacidade para se auto avaliar.
Lecionei por muito anos Ensino Religioso e essa matéria realmente era uma faca de dois gumes o professor ateu retirava o espírito de Deus e os valores espirituais, os denominacionais puxavam a brasa para suas sardinhas e os alunos eram obrigados a estudar doutrinas religiosas, que é muito errado a não ser se estas fossem dadas como conhecimento histórico.
Eu caminhei para o lado da filosofia e me dei bem, alguns alunos faziam questão de assistirem minha aulas.
Abordava temas como valores morais e espirituais e o por quê do comportamento humano.
Levei os meus alunos a pensarem na vida como um bem comum.
Hoje vejo essa sociedade sem alarde, já esperava por isso, preparar uma criança para vida e não para ser uma vencedora, explorando a beleza, o poder, o dinheiro e as conquistas materiais.
Quando a limitação humana chega, essas crianças não tem dentro delas o suporte para enfrentar.
Pensando como educadora eu fico a falar, se queremos um futuro social harmonioso, devemos começar pela educação infantil que é a base do ser humano.
Os pais são os primeiros professores e por isso devem está preparados para terem filhos ajustados e felizes, e assim vencerão todas as suas limitações e serão grandes cidadãos.
Comentários
Postar um comentário