HOJE É DIA DO FOLCLORE!
Folke-povo-lore-conhecimento.
Conhecimento de um povo.
Experiências vividas expressadas
através da dança, do canto,
da poesia, da confecção do artesanato...
Sem obedecer as técnicas da arte convencional, sem aquele trabalho de confecção preocupado com a estética, apenas a sua erudição, o que é verdadeiro, aquilo que vem de dentro do povo baseado na sua experiência de vida.
Cada povo tem o seu folclore e por isso ha diferença entre conhecimento e conhecimento, dependendo da experiência vivida por cada um.
A marca do folclore é não ter dono, ninguém assina uma obra folclórica porque ela é do povo.
É a lavadeira que canta ou recita sua forma de trabalhar, seu material usado, sua alegria em fazer aquele serviço ou a sua dor sentindo-se humilhada...
É o pescador que pesca o seu peixe e fala do mar revoltoso, de suas canoas, do vento, do peixe e assim passa o tempo.
É a mãe que compõe aleatoriamente a sua canção, sem regras de composição ela vai deixando o som sair acompanhado da poesia do momento.
É o povo trabalhando os seus medos criando enredo para falar do desconhecido: Lendas, fábulas e até provérbios.
É o povo cantando suas alegrias e tristezas, vitórias e incertezas, trabalhando o seu cotidiano a sua maneira de ver o mundo.
É o povo pegando o material existente na natureza, dando forma e utilidade são as rendeiras que fazem suas rendas cada uma ao seu modo, se crochê, seu tricô suas panelas, seus enfeites...
Hoje é dia de dizer:
O povo sabe o que faz e faz bem feito, sem se preocupar com preço, porque o seu valor está no bem que faz aquela arte, se é que posso chamar o folclore de arte!
O folclore é o saber mais puro de um povo, parabéns pelo seu dia.
Comentários
Postar um comentário